segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Final Fantasy XII SUMMONS

Detonado Final Fantasy XII TODOS OS  SUMMONS
PS2 – PC – XBOX 360
Espers normais
Belias, the Gigas
Belias foi um dos Espers que se rebelaram contra os deuses, e como todos os outros falhou e teve de achar um novo sentido para sua vida: proteger eternamente a Tomb of Raithwall e o Dawn of Shard.
Belias é o primeiro Esper que você consegue no jogo, consequentemente o mais fraco, entretanto na altura do jogo que você consegui-lo ele será bem forte e util, ao contrário de outros, mas com o decorrer do jogo fica ultrapassado. Tem o elemento fogo e um Deathblow suficientemente forte no começo do jogo, mas cuidado que ele usa ele mesmo em monstros que absorvem o elemento fogo.
Baseado no demônio Velius de FFT parece que Belias é a tradução correta, até porque FFT é um dos jogos mais mal traduzidos a serem lançados no ocidente.
Signo: Aries
FF original: Final Fantasy Tactics, como Velius
Custo da invocação: 1 barra
Custo (Licença): 10 Lps
Elementos:
-Absorve fogo
-Fraco contra água
-Metade do dano de todos outros elementos
Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: N/A
Deathblow: Hellfire, dano de fogo.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Hellfire
Si mesmo : Hp <30%  Hellfire
Alvo: absorve fogo  Attack
Alvo: fraco contra fogo  Painflare
Alvo: qualquer  Painflare
Como conseguir: No decorrer da história, em Tomb of Raithwall
Mateus, the Corrupt
Muita gente acredita Mateus ser alguma espécie de androgeno ou algo do tipo (principalmente quem via/vê Cavaleiros do Zodiaco xD), mas na verdade o Esper Mateus é um peixe que se rebelou contra os deuses, tomando a deusa do gelo como refem, eles não se importaram e mandaram Mateus junto com a deusa pra outro lugar. Aquilo que a maioria pensa ser Mateus é a deusa do gelo, ele é um peixe que fica atrás dela
Provável segundo Esper que você conseguirá no jogo, do elemento gelo, assim como Belias muito util no começo, tornando-se obsoleto com o avanaçar do jogo.
A tal deusa do gelo nada mais é do que uma referência a Imperadora Palamecia de FFII.
Signo: Peixes
FF original: Referencia ao Imperadora Palamecia, chefe final do FFII de NES
Custo da invocação: 1 barra
Custo (Licença): 25 Lps
Elementos:
-Absorve danos de gelo
-Fraco contra trovão
-Metade de todos os outros elementos
Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: Ignora reflect
Deathblow: Frostwave, ataque de gelo.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Frostwave
Si mesmo : Hp <30%  Frostwave
Summoner: Hp <50%  Cura
Alvo: absorve gelo  Attack
Alvo: fraco contra gelo  Flash-Freeze
Alvo: qualquer  Flash-Freeze
Como conseguir: No decorrer da história, em Stillshrine of Mirian
Shemhazai, the Whisperer
Controladora da alma dos mortos e antes guardiã dos deuses tentou ajudar Ultima a se rebelar contra os deuses, contando a ela todos os pontos fracos deles, e ensinou aos homens o mal e a destruição antes de ser morta.
Não é um Esper muito util, seu ataque normal, Devour Soul funciona exatamente igual ao item Knot of Rust podendo tirar de um décimo da vida do oponente até ela inteira, num máximo de 9999, e a altura que você pega ela os monstros ja tem mais de 9999 de Hp.
O Deathblow, Soul Purge funciona da mesma maneira que o item Dark Matter, embora tenha a maior capacidade de dano de todas: 60.000, demora bastante até o dano ser consistente e zera a cada uso.
É o unico Esper que nunca apareceu em nenhum outro FF. Baseado no anjo caído Samyaza, que tem uma função bastante parecida na mitologia cristã
Signo: Sagitário
FF original: N/A
Custo da invocação: 2 barra
Custo (Licença): 50 Lps
Elementos:
- Fraco contra fogo
Status permanentes: Haste, Libra
Habilidades passivas: Ignora efeitos do terreno
Deathblow: Soul Purge, ataque que soma o dano de todos os Knot of Rust (item) e Devour Soul (ataque próprio) usados no jogo, divididos por 3, com o dano máximo de 60.000 (igual ao item Dark Matter). Zera o dano a cada Devour Soul (ou Dark Matter) usado.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo.
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Soul Purge
Si mesmo : Hp <30%  Soul Purge
Alvo: qualquer  Devour Soul
Como conseguir: No decorrer da história, em Giruvegan/Great Crystal
Hashmal, Bringer of Order
Ordenado a manter sempre as coisas em ordem viu a rebelião do anjo Ultima como uma forma definitiva de ordem, sendo obviamente derrotado pelos deuses.
Não é tão util como os Espers secretos, mas considerando que você não tem nenhuma magia consistente que dê dano do elemento terra o seu Roxxor pode ser util contra inimigos com fraqueza. No mais só um Esper regular.
Baseado no demônio Hashmalin, parece ser o mesmo, com o nome um pouco mais curto.
Signo: Leão
FF original: Final Fantasy Tactics, como Hashmalin
Custo da invocação: 2 barras
Custo (Licença): 50 Lps
Elementos:
-Absorve Terra
-Fraco contra Vento
-Imune a todos outros elementos
Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: N/A
Deathblow: Gaia’s Wrath, dano de terra
Usado quando o Hp do summoner ficar muito baixo.
Gambits:
Summoner: Hp <10%  Gaia’s Wrath
Alvo: absorve terra  Attack
Alvo: fraco contra terra  Roxxor
Alvo: qualquer  Roxxor
Como conseguir: No decorrer da história, em Pharos at Ridorana, Third Ascent
Famfrit, the Darkening Cloud
Um terrivel monstro com forma de nuvem, que assombrou os deuses por um tempo, até ser trancafiado numa armadura, mesmo assim ele é capaz de castigar a humanidade com fortes chuvas vindas da jarra que carrega.
Bem parecido com Hashmalin, ele é a sua unica fonte consistente de danos do elemento água, o que pode ser util contra inimigos fracos a isso. No mais não se compara aos Espers secretos mais fortes, embora tenha um custo alto.
Embora a sua armadura não lembre em nada ninguem, a sua descrição como sendo uma nuvem e principalmente o seu subtitulo são referencias obvias ao chefe final de FFIII: Dark Cloud.
Signo: Aquário
FF original: Referencia ao chefe de FFIII de NES: Dark Cloud
Custo da invocação: 3 barras
Custo (Licença): 90 Lps
Elementos:
- Absorve água
- Fraco contra fogo
- Imune a todos os outros elementos
Status permanentes: Protect, Shell, Libra
Habilidades passivas: N/A
Deathblow: Tsunami, dano de água.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo.
Gambits
Tempo de summon restante <10s  Tsunami
Si mesmo: Hp <30%  Tsunami
Alvo: absorve água  Attack
Alvo: fraco contra água  Briny Cannonade
Alvo: qualquer  Briny Cannonade
Como conseguir: No decorrer da história, em Pharos at Ridorana, Third Ascent
Espers secretos
Adrammelech, the Wroth
Criatura criada para dominar os monstros do “outro mundo”, entretanto sua aparencia feroz e poder fez com que ele se torna-se o rei dessas criaturas e lutasse contra os deuses, o que obviamente só lhe rendeu uma passagem pro inferno.
Você pode conseguí-lo como segundo Esper, mas é extremamente dificil nesse momento, mas se conseguir ele pode ser muito util, sendo imune a todos os golpes elementais (exceto gelo) e todos os status ruins, alem de curar o summoner, deixando-o livre pra cuidar do Hp do Esper.
Baseado no Lucavi Adramelk de FFT.
Signo: Capricórnio
FF original: Final Fantasy Tactics, como Adramelk
Custo da invocação: 1 barra
Custo (Licença): 25 Lps
Elementos:
- Absorve trovão
- Fraco contra gelo
- Imune a todos os outros elementos
Status permanentes: Libra, Faith
Habilidades passivas: Ignora Reflect
Deathblow: Judgement Bolt, dano de Trovão.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo.
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Judgement Bolt
Si mesmo: Hp <30%  Judgement Bolt
Summoner: Hp <50% Curaga
Alvo: asborve trovão  Bio
Alvo: mais de um presente  Thundara
Alvo: fraco contra trovão  Flash Arc
Alvo: qualquer  Flash Arc
Como conseguir: Em Zertinan Cavern, em uma área no centro do mapa, chamada Athroza Quicksands, nessa área você não poderá visualizar o Minimapa:
Hp: ~40.000
Steal: Pebble, Capricorn Gem, High Arcana
Vários zumbis vão te atacar na batalha, e se você matá-los eles irão reaparecer, então concentre-se em Adramelk.
Ele é voador, então se for usar ataque físicos use armas a distancia com munições sem nenhum elemento (a menos que seja gelo), ou não irão fazer efeito, se ja tiver use Telekinesis. Mas de preferencia use armaduras mágicas e use Blizzara/Blizzaga para atacá-lo, atingindo junto os zumbis.
Use Haste e Shell nos personagens, de preferencia a Shell, ja que ele dificilmente ataca físicamente.
Armaduras que protejam contra trovão (no caso Rubber Suit ou Zodiac Escutheon) são uteis, mas provavelmente se você tiver elas ja vai ser forte o suficiente pra não se preocupar com isso.
Eles tem dois ataques preocupantes: Thundaja, que é um dano massivo de trovão que tem 35% de chances de causar Stop em todos, e se todos pegarem Stop você será obrigado a usar os reservas e Perfect Defense, pesadelo de todo powergamer, porque ele fica imune a todo e qualquer dano, tudo que você pode fazer é se defender e esperar acabar.
Fora isso Thundara e Flash Arc, ataques com dano de trovão e Bleed, que causa o status Sap
Zalera, the Death Seraph
Zalera era um juiz dos humanos que morriam, mas com o tempo foi contaminado pelo ódio e a maldade desses e foi contra os deuses, tomando uma sacerdotiza com refem, ambos foram mandados direto pro inferno (interessante como esses deuses não dão a mínima pra matar gente inocente).
É um Esper inteiressante, ignorando seu Deathblow quase inutil ele pode usar Kill, que mata qualquer alvo que for vulnearável a morte instantanea (e eles não são poucos, acredite em mim, embora eu prefira o combo Nihopalaoa+Phoenix Down). Alem disso ele absorve Holy e usa sempre que necessário em si mesmo. Não é um bom Esper pra chefes, mas é ótimo em lugares com bastante inimigos.
Baseado no demônio de mesmo nome de FFT.
Signo: Gêmeos
FF original: Final Fantasy Tactics, como Zalera =P
Custo da invocação: 1 barra
Custo (Licença): 25 Lps
Elementos:
- Absorve Holy
- Imune a todos os outros elementos
Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: Ignora a Vit do alvo, ignora reflect
Deathblow: Condemnation, que dá o dano igual ao Hp máximo no alvo, até o máximo de 9999
Usando quando o HP do alvo está abaixo de 30%
Gambits:
Alvo: Hp <30>80%  Kill
Alvo: qualquer  Shock
Si mesmo: Hp <100%  Holy
Como conseguir: Depois de ter terminado a Tomb of Raithwall, em Barhein Passage, você precisa ter completado:
- Dalmasca’s Deset Bloon – Mark Hunt do Flowering Cactoid, aonde você consegue a Cactus Flower
- Opcional: Marauder in the Mines – Mark hunt do Nidhogg, aonde você consegue a Great Serpentskin
Vá até a esposa de Dantro no South Bank Village e entregue para ela a Cactus Flower, fale com Tchigri, depois tente ir para o North Bank Village, você automaticamente vai voltar para o South Bank. Fale com esposa de Dantro denovo e procure por uma flor na parte de trás de sua tenda, ela irá florescer e virar um Flowering Cactoid, fale com Tchigri denovo e volte ao North Bank. Você recebera 1000 gps e um Wyrmfire Shot.
Agora volte ao South Bank e fale com a esposa de Dantro, ela irá pedir certos itens para curar um doente dentro da tenda:
Semclam Shells: Procure nessa mesma área por alguns pontos brilhantes perto do rio para conseguir 2 shells, vá uma tela para o sul em Banks of Nebra e procure na praia por mais 3 shells. Entregue as 5 para ela. Ela ira pedir outro item:
Nebralin: Vá até o acampamento de Dantro, lá procure por algumas caixas e jarras parar achar um Nebralin, depois procure perto do chocobo para achar a segunda. Entregue as Duas para ela e ela pedirá outro item:
Valeblosson Dew: Procure na parte mais ao norte de Eastersand: Broken Sands, procure ao redor do mapa, derrube pedras e tente conseguir um total de 3 plantas. Entregue as 3 para ela.
Nesse momento se você tiver o Great Serpentskin ainda entregue para ela, se não tiver não é necessário, mas você vai perder a recompensa exta.
Saia dessa área e volte depois de um tempo (ou se teleporte para longe e volte) e fale com a esposa denovo, elá dirá que o doente se recuperou. Vá na parte de trás da casa dela e fale com o viajante. Ele lhe dará a Barhein Key e mais uma recompensa:
Golden Amulet: Se você entregou 5x Semclam Shells, 2x Nebralins, 3x Valeblossom Dews e a Great Serpentskin, ou:
Magic Gloves: Se você entregou 2x Semclam Shells, 2x Nebralins e a Great Serpent Skin, ou:
Balance Mote: Se você entregou menos do que o necessário pra Magic Gloves mas entregou a Great Serpentskin.
Se você não entregar a Great Serpentskin você não vai ganhar nada extra, independente de quantos itens entregar.
Com a chave vá para uma passagem em Murmiring Defile em Eastersands aonde você achar 3 mimics e use a chave, você estará de volta em Barhein, vá para o ponto de save laranja, de lá siga uma tela para o sul depois vá para a esquerda, pegando o caminho norte. Siga todo o caminho até achar um ponto de save normal, uma tela a esquerda ele estatá a sua espera:
Hp: ~72.000
Steal: Pebble, Gemini Gem, High Arcana
Você só tem 5 minutos nessa batalha, e assim como várias outras diversos zumbis vão ficar saíndo do chão para encher seu saco, e pior, você não pode dar dano nele até que todos os inimigos estejam mortos, a menos que você tenha algum machado/martelo. Ou seja, use magias de área para pegar todos ou ataque todos os zumbis primeiro.
Use Dispel no chefe (o que alias, tem que ser um hábito em qualque chefe que você enfrentar), mate os zumbis e ataque feito um condenado. Esteja preparado para curar vários status ruins.
Uma ótima estratégia consiste em usar Reflect em todos da equipe (ou usar Mirror Mail) e usar Cura/Curaja em todo mundo, ou usar Curaga diretamente nele, o que vai causar dano, ja que ele é um morto vivo. Hi-potions e X-potions tambem são uma alternativa, mas talvez não tão eficiente (a menos que você tenha Pheasant Netsuke e todos os Potions Lores)
Ele tem alguns ataques interessantes: Lv. 2 Sleep, que faz dormir todos os personagens com o level par, Lv. 3 Disable, que usa o status disable em todos com lv multiplo de 3, Lv. 4 Break. que deixa petrificado os com level multiplo de 4, Lv. 5 Reverse, que usa reverse em todos com o lv. multiplo de 5 e Prime Lvl. Death que mata instantaneamente todos que tiverem o level como número primo. São poucos os lvs que são imunes a esses ataques, por exemplo 77.
Fora isso ele tem vários golpes como Death, 35% de chances de matar, Kill, que mata na hora, Stop, que deixa um personagem com Stop e Sleepga, que deixa todo mundo dormindo.
Cuchulainn, the Impure
Criado pelos deuses como um ser muito bonito para absorver todo o mal existente na terra em si, só que de tanto mal que absorveu se tornou uma criatura asqueroza e maligna e foi derrotado pelos deuses.
Cuchulainn é um ótimo Esper, baseado em ataque físico, com vários status bons e habilidades passivas, apenas suas resistencias elementais que ficam abaixo dos outros Espers secretos, mas ele é auto-suficiente, podendo se curar. Blight é um bom Deathblow, com condições favoráveis de uso, mas esbarra no limite de 9999 mais pra frente.
Baseado no Lucavi Quaklain de FFT (nome que foi resultado de uma péssima tradução, alias).
Signo: Escorpião
FF original: Final Fantasy Tactics, como Queklain
Custo da invocação: 2 barras
Custo (Licença): 50 Lps
Elementos:
- Metade do dano de todos os elementos
Status permanentes: Reflect, Protect, Shell, Libra, Bravery
Habilidades passivas: Ignora Reflect, contra-ataque, taixa de contra-ataque aumentada, ignora efeitos do terreno, aumenta o Atk com o Hp cheio
Deathblow: Blight, dano não elemental.
Usado quando seu tempo estiver acabando
Gambits:
Tempo de summon restante <10s e Si mesmo: Hp = 100%  Blight
Alvo: morto-vivo  Attack
Si mesmo: Hp < 100% (e em batalha) Melaise
Alvo: qualquer  Attack
Si mesmo: Hp < 100% (fora de batalha) Curaga
Como conseguir: Em Garamsythe Waterway. Primeiramente complete as seguintes hunts:
- Warterway Haunting – Mark Hunt: Wraith
- Lost in the Pudding – Mark Hunt: White Flan
e consiga a Sluice Gate Key. vá até a parte central de Garamsythe e abra todas as 4 switchs (abrir = apagar a luz), depois:
- Abra as switches No. 4 e No. 11, feche (acenda) as switches No. 3 e No. 10.
- Entre na parte ao sudeste dessa, cahamada No. 3 Cloaca Spur, vá até o final e ative a No. 1 South Waterway Control.
- Abra as switches No. 3 e No. 10, feche as switchs No. 4 e No. 11 .
- Entre na parte ao sudeste dessa, cahamada No. 4 Cloaca Spur, vá até o final e ative a No. 1 North Waterway Control.
- Feche a switch No. 3 e abra a No. 11.
- SALVE o jogo e desça pela sala ao sul dessa, va até o fim dela e desça por uma escada, a porta vai fechar atraz de você, hora de encara o chefe:
Hp: ~126000
Steal: Scorpio Gem, Elixir, High Arcana
Uma batalha estúpidamente difícil.
O Hp dos seus personagens vai ser constantemente sugado por um Sap incurável. Começe usando Dispel no chefe e usando vários status bons nos seus personagens (isso é, se você ja não tiver com eles).
Vários inimigos (Foobars) vão surgir do chão, termine rapidamente com ele com Fira/Firaga ou com um bom combo de quickening (tome cuidado pra não perder todo mp de cara, ou se cure depois).
Seus ataques causam Immobilize, Slow, Poison e Disable, esteja pronto pra se curar com Esuna/Esunaga sempre que for necessário. De preferencia use acessórios que deixem imune a esses status, principalmente Disable. Entre outros ataques dele está Bio, que deixa com Sap e dá dano (Sap do cenário + Sap normal + Poison = morte bem rápida), Malaise, que absorve Hp e Invert, que inverte os valores de Mp e Hp.
Essa ultima magia dele pode ser seu trunfo em lvs mais baixos, caso tudo fique muito dificil (principalmente depois de tirar 50% do Hp dele) começe a batalha com um bom combo de Quickenings, se defenda (e use Charge/Ethers) até ele usar Invert em alguem, essa pessoa vai morrer logo logo. Reviva ele rapidamente com uma Phoenix Down (não gaste o pouco Mp que tiver) e você terá um personagem com Mp cheinho pra soltar um Quickening denovo. Repita até ele morrer.
Não use armas de fogo de jeito nenhum, elas tiram 1/8 do dano, e se tiverem tiros com elementos só 1/16 do dano, ou seja, péssima ideia.
Exodus, the Judger-Sal
Era responsável por observar o mundo e algum dia fazer o julgamento final, mas em algum momento se rebelou contra sua função e foi derrotado pelos deuses.
Um Esper bem imitado, com resistencias elementais inferiores também. Seu comet tira um numero aleatório entre 0 e o Hp máximo dele (para melhor uso dela use o status Bubble em Exodus). Seu Deathblow dá um dano aleatório entre 0 e 9999, ou com sorte pode quebrar o limite e dar 30.000 de dano.
Exodus é originalmente o nome do chefe final de FFV, que foi transformado em Ex-Death/X-Death por má tradução ou (quem sabe) motivos religiosos (e convenhamos, Exodus é bem melhor do que Xis-Morte), sendo o Exodus desse jogo uma versão um pouco mais “angelical” e barbada dele.
Signo: Libra
FF original: Final Fantasy V, como Ex-Death
Custo da invocação: 2 barras
Custo (Licença): 50 Lps
Elementos:
- Metade do dano de todos os elementos
Status permanentes: Haste, Faith, Libra
Habilidades passivas: Ignora mudanças no terreno
Deathblow: Meteor, dano não elemental.
Usando quando o esper esta com o status Immobilize e com o tempo abaixo de 10s.
Gambits:
Tempo de summon restante <10s e Si mesmo = Imobilizado  Meteor
Alvo: qualquer  Comet
Como conseguir: Após ter terminado de consertar o portão de Salikawoods-Phon Coast volte até Mosphoran Highwaste, compre algumas Gyshal Greens no shop (se ja não tiver):
- Ative o Shrine of South Wind
- Procure o chocobo na parte Rays of Ashen Light e lhe dê uma das Greens
- Olhe no mapa um ponto de exclamação e atravesse ele, passando por um caminho que só chocobos podem passar.
- Ative o Shrine of West Wind, derrube a pedra e volte ao ponto inicial
- Ative o Shrine of North-West Wind
- Procure no mapa por dois novos pontos de exclamação, SALVE e siga pelo caminho da pedra que você abriu até ele para encontrar o Esper:
Hp: ~119000
Steal: Libra Gem, Elixir, High Arcana
Uma batalha não muito complicada, nem por isso muito fácil. Você não pode usar itens nessa batalha, pra 95% dos jogadores isso é completamente irrelevante, mas talvez alguns tenham que pensar em outras estratégias.
Como toda batalha contra chefes a essa altura começe usando Dispel nele, depois use Haste, Bubble e Shell na sua equipe (Protect é praticamente inutil). Como ele vai continuar usando o status reflect sempre que puder é bom se acostumar com ele, então se for atacar com alguma magia use Opal Ring, ou melhor ainda, use reflect na sua equipe inteira e use a magia na sua própria equipe (SEM o Opal Ring) e ela vai refletir 3 vezes no inimigo pelo custo normal de uma, uma boa estratégia pra qualque ocasião
Uma estratégia bem fácil de vencê-lo é manter alguem usando Dispel sempre para cancelar o Reflect dele e mantê-lo ocupado usando denovo, enquanto você ataca.
Perto do final da batalha ele vai usar proteção contra ataques físicos, você pode esperar ela passar ou usar ataques mágicos como descrito acima.
Zeromus, the Condemner
Zeromus tinha a função de condenar aqueles que comentiam atos maus, mas com o tempo se tornou raivoso e resolveu condenar os próprios deuses (quem sabe tentando condená-los pelos seus atos?), o que obviamente resultou na sua morte…
É um Esper bem limitado, mas se você usa bem pode ser muito bom, para o bom uso dele mantenha-o SEMPRE com o status Bubble. Seu Gravity Wall causa a diferença do Hp total do Hp atual de Zeromus x2, pode causar um dano bom, perto do Lv 75, com Bubble e com metade da vida ele já será capaz de causar 9999 sempre. Semelhante ao seu Deathblow, que pode causar perto de 50.000, mas é bem arriscado e dificil atingir um dano alto.
Baseado (igual, alias) ao chefe final de FFIV, Zeromus.
Signo: Cancer
FF original: Final Fantasy IV, como Zeromus
Custo da invocação: 2 barras
Custo (Licença): 50 Lps
Elementos:
- Metade do dano de todos os elementos
Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: Ignora a Vit do alvo, ignora efeitos do terreno
Deathblow: Big Bang, dano de gravidade, equivalente ao Hp total – Hp atual de Zeromus x5 (sem limite de dano).
Usando quando o tempo de invocação está acabando.
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Big Bang
Alvo: qualquer  Gravity Well
Como conseguir: Um dos mais faceis de achar e mais dificeis de derrotar. Após acabar o Stillshrine e derrotar o Juíz em Mt. Bur Omisace fale com o Alcolyte perto da entrada do templo para conseguir a Stone of Condemner. Vá até a entrada do Stillshirine of Mirian, SALVE e vá até o segundo teleport da sala inicial, use a Stone e você irá parar numa sala com Zeromus:
Hp: ~166000
Steal: Cancer Gem, Elixir, High Arcana
Batalha extremamente dificil, principalmente se você resolver completá-la cedo. Você não pode usar mágicas, algo extremamente frustrante. Aproveite o Mp de sobra pra descarregar Quickenings, de preferencia perto do fim da luta.
Mesmo sem magias você tem que dar um jeito de se curar, o que eu sugiro é que você deixe os personagens morrerem ao invés de curá-los com X-Potions e afins, que tem uma taxa de cura mediocre, quando eles morrem use um dos combos:
- Acessório Pheasant Netsuke + 3 Phoenix lores aprendidos = Revive o personagem com 100% do Hp
- Acessório Bubble Belt + 3 Phoenxi lores aprendidos = Dobra o Hp do personagem, revive com 50% do Hp, o que é basicamente o mesmo.
O problema é que ele tem muitos ataques de gravidade, que se baseiam no Hp máximo do alvo para calcular o dano, por isso dê preferencia a primeira tatica a segunda, considerando que o Bubble Belt vai dobrar o dano de vários ataques.
Não se preocupe com magias de Status, considerando que você vai morrer bastante elas são meio inuteis (talvez só Hastega, usado por meio de Hastega Motes que você tiver sobrando, adiante).
Ou se você preferir se manter vivo use Pheasant Netsuke + X-Potions + 3 potion lores aprendidos, o que recupera 4000 de Hp e é instantâneo, também é uma boa idéia.
Como se ja não fosse dificil o bastante Zeromus vai invocar um monte de mortos vivos para ajudar.
seus ataques preocupantes são Graviga, que tira 25% do Hp total do alvo de dano e Piercing Graviga, que tira 50%
Chaos, Walker of the Wheel
Chaos, o caminhante da roda da vida foi destinado pelos deuses a nascer e morrer, seguindo o ciclo da vida infinitamente, mas assim como todos os outros se rebelou e perdeu a luta
Como você pode observar Chaos explora muito bem quase todas as fraquesas elementais com magias poderosas e recupera o próprio Hp com Tornado.
Baseado no Chaos, chefe final de FFI, tem ao seu redor 4 espadas, cada uma de uma cor, representando os 4 mostros elementais do jogo: Tiamat, Lich, Kraken e Malarith, mostros que aliás estão em vários FFs.
Signo: Touro
FF original: Final Fantasy I, chefe final
Custo da invocação: 3 barras
Custo (Licença): 90 Lps
Elementos:
- Absorve vento
- Fraco contra terra
- Imune a todos outros elementos
Status permanentes: Haste, Reflect, Faith, Libra
Habilidades passivas: Ignora a Vit do alvo, ignora reflect
Deathblow: Tornado, dano equivalente a 90% do Hp do alvo (dano maximo = 9999)
Gambits:
Tempo de summon restante <10s  Tornado
Si mesmo: Hp <30> Mp abaixando > Attack proíbido > Magias proíbidas > Skills proíbidas > Itens proíbidos > Campo magnético
Elas vão ficar se repetindo nesse ciclo, o campo magnético é semelhante a batalha em Stillshrine, todos com itens de metal vão ficar bem mais lerdos do que o normal para atacar.
Ela ataca com Holyja e Redemption, ataques massivos do elemento Holy. Ela provavelmente não vai usar eles se você estiver com proteção, mas você pode tirar as proteções, esperar ela preparar a magia e colocá-las devolta. Ela tambem usa Reverse, se cure dele o mais rápido possivel.
Ela tambem pode usar Renew e Curaga em si, fazendo a batalha durar muito mais, mas é bastante simples, embora dificil a batalha.
Zodiark, Keeper of Precepts
Zodiark é o Esper mais poderoso já criado, mas foi temido pelos deuses e aprisionado como criança para que não se rebelasse contra eles, e talvez tivesse ganhado se fosse capaz disso, ja que era capaz de substituílos na criação de leis e punições.
Como Esper ele é muito forte, embora seja limitado e você precise curá-lo suas magias são bem poderosas. Seu Deathblow é o melhor de todos, dando sólidos 50.000 de dano e é bem convenienete de usar, ja que você pode usar break em si mesmo e ativá-lo quando quizer, ou mesmo deixá-lo com petrify antes e aí sim invocar Zodiark, usando o Deathblow na hora.
Zodiark é baseado no uber-summon de FFT, Zodiac, ataque supremo de Elidibis, chefe secreto, é o unico Esper que não é baseado em um inimigo.
Uma curiosidade a respeito do signo: Ophichus (muitas vezes referido como Serpentário) é uma das 13 constelações pelas quais o Sol passa durante o ano, entretanto não se tornou um signo do zodíco pois na antigüidade estava afastada da rota do sol, sua imagem é um homem segurando uma serpente. Esse signo aparece no FFT como a 13ª pedra do zodiaco com o nome de Serpentarius e no FF9 como o 13º Stelazzio com o nome de Ophiuchus.
Signo: Ophiuchus/Serpentário
FF original: Final Fantasy Tactics, como o summon Zodiac
Custo da invocação: 3 barras
Custo (Licença): 200 Lps
Elementos:
- Absorve trevas
- Fraco contra Holy
- Imune a todos outros elementos
Status permanentes: Protect, Shell, Haste, Libra, Faith
Habilidades passivas: Ignora reflect, Ignora efeitos do terreno, magias são usadas instantaneamente
Deathblow: Final Eclipse, 50.000 de dano fixos.
Usado quando o summoner está com o status Petrify (independente do número da contagem).
Gambits
Summoner: status = Petrify  Final Eclipse
Alvo: mais de um no local  Scathe
Alvo: absorve trevas  Flare
Alvo: fraco contra trevas  Banish Ray
Alvo: qualquer  Banish Ray
Como conseguir: Após ter conseguido 10 Espers (sejam eles quais forem) fale com o Geomancem em Jahara, Land of Garif. Depois pegue o teleport para Henne Mines, vá até a área aonde estava o chefe e siga pelo portão a direito (agora aberto). E siga todo o caminho pelas minas, se possivel procure pela Hidden Candle (mapa das áreas secretas) na extrema direita da primeira área que você for. Se for experiente irá localizar a área do Esper só de olhar o mapa.
O caminho até o Esper é cheio de inimigos muito fortes, mas esteja avisado: não fuja deles, porque as áreas são grandes e você vai acumular muitos em volta e acabar morto.
Não existe nenhum ponto de save perto, ou seja, é um longo caminho se você morrer.
Hp: ~330.000
Steal: Serpentarius, High Arcana, Megalixir
Ultimo Esper, consequentemente o mais dificil. Ele não precisa de tempo para usar seus ataques, então ponha a velocidade de batalha no máximo, o que será uma vantagem para seu lado. Ele tem o elemento trevas, equipe itens que absorvam esse elemento (Demon Shield ou Black Mask) em todos os personagens que usar, não é uma escolha, é uma necessidade.
Você provavelmente não vai sobreviver muito sem um Bubble Belt equipado nos personagens, ele é melhor que a magia, pois mantem o status quando você revive o personagem, e acredite, você vai morrer muito, se você tiver um Ribbon também é uma ótima ideia manter alguem com ele.
O combo Pheasant Netsuke + Phoenix Down também é muito bem vindo nessa batalha.
Primeiramente use dispel no chefe e se quizer use magias boas em si mesmo. Tente usá-las manualmente, não ponha nos Gambits, pois elas podem tomar o lugar de ataques ou coisas mais importantes, e considerando que você vai morrer muito usá-las sempre pode ser uma perda de tempo.
Assim como Zalera ele tem os seguintes ataques: Lv. 2 Sleep, que faz dormir todos os personagens com o level par, Lv. 3 Disable, que usa o status disable em todos com lv multiplo de 3, Lv. 4 Break. que deixa petrificado os com level multiplo de 4. Tente ter os personagens em lvs que deixem imunes a eles, ou pelo menos alguns, não que fassa realmente muita diferença, mas digamos que todos seus personagens estejam em lv par e durmam… o que é um problema.
Mas o real problema vai vir com os ataques mais poderozos deles:
Piercing Graviga: igual ao de Zeromus, tira metade do Hp total do seu personagem em dno
Banish Ray: dano de trevas
Scathe: dano massivo não elemental
Darkja: o pior e mais forte golpe dele, dano extremo de trevas em todos os personagens, chance de morte instantanea e blind, ou seja, mesmo que todos seus personagens absorvam trevas ele ainda pode acabar com sua equipe em um golpe
Definitivamente não use armas de fogo, alias use só armas que tenham o elemento Holy, como Holy Lance ou a Excalibur. Apele com Holys e/ou Holy Motes. A certa altura ele fica imune a ataques físicos ou mágicos, use o outro tipo de ataque que ele estiver imune.
Depois de (talvez) algumas tentativas você conseguirá o melhor Esper do jogo.

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